IMC-ONLINE

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Fármacos

O tratamento da obesidade através de medicamentos, só é recomendado , quando os tratamentos menos invasivos (dieta e exercícios) se mostrarem infrutíferos. E devem ser acompanhados de mudanças na alimentação e exercícios físicos.
Os medicamentos que podem ser usados para tratar o paciente obeso, são divididos em três grupos, conforme o modo de ação de cada um, atuando:

· Sobre o sistema nervoso central modificando o apetite: - catecolaminérgicos;
- serotoninérgicos;
- serotoninérgicos e catecolaminérgicos.
· Sobre o metabolismo ,aumentando a termogênese;
· Sobre o sistema gastrointestinal reduzindo a absorção de gordura;

Entre os principais fármacos relacionados ao tratamento da obesidade estão:

Sibutramina
Inibidor da recaptação de serotonina e noradrenalina, desta forma permite que esses neurotransmissores permaneçam em maior quantidade e por mais tempo na fenda sináptica promovendo uma maior sensação de saciedade. Sua ação é exercida principalmente através de seus metabólitos desmetilsibutramina e didesmetilsibutramina. O efeito central da sibutramina e seus metabólitos, se efetua através da ação inibidora sobre receptores pré-sinápticos alfa-2 adrenérgicos que recaptam serotonina e noradrenalina. Desta forma atua no controle da ingestão calórica.
Não costuma viciar por não induzir a liberação de noradrenalina e serotonina. Em doses entre 5 a 20 mg associada à dieta hipocalórica, a sibutramina induz a perda de 5 a 8% de peso corporal inicial em um período de 6 meses. Apesar de auxiliar no tratamento da obesidade, a sibutramina
também tem efeitos colaterais como taquicardia, elevação da pressão arterial, boca seca, cefaléia,
insônia e constipação intestinal. A prescrição desta droga para o tratamento da obesidade é uma questão muito discutida, principalmente no Brasil.
Xenical
Reduz a digestão ou absorção de gordura, se ligando à lípase lipoproteica pancreática, enzima que quebra os triglicerídeos, no lúmen intestinal inibindo sua ação. Assim, os triglicerídeos da dieta não são absorvidos e são excretados sem serem digeridos. Estudos comprovam que o uso de 120 mg ao dia de Xenical reduz a absorção de gordura em até 30%, reduzindo a oferta de gordura e calorias aos tecidos corporais. Seus efeitos colaterais incluem flatulência, urgência fecal, esteatorréia, incontinência fecal e redução na absorção de vitaminas lipossolúveis. Este último efeito adverso pode ser contornado com a ingestão de suplementos destas vitaminas duas horas antes ou depois do uso do medicamento.
Postado por Tayne Mirela
Biliografia:

Tratamento Farmacológico da Obesidade. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abem/v46n5/13395.pdf
Medicamentos para emagrecer. Disponível em: http://www.nutriweb.org.br/n0202/medemagrecer.htm

Um comentário:

  1. Gostei dos esclarecimentos sobre os medicamentos.
    Entretanto, há a obesidade causada por mutações genéticas, a qual estão fazendo uso da injeção de Leptina e está dando bons resultados.
    Fiz um post sobre o assunto esses dias, se puder confira, é um estudo recente bastante interessante.
    Abraços.

    ResponderExcluir