IMC-ONLINE

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ADIOS


Oi pessoal,

É com grande satisfação que concluímos este blog. E é claro que não poderíamos deixar de puxar a sardinha para o nosso lado, ou melhor, para a NUTRIÇÃO!

E por isso, resolvi abordar neste post, o seguinte assunto: Desnutrição X Obesidade: aspectos epidemiológicos.
Os dois principais distúrbios nutricionais que atualmente acometem os indivíduos são decorrentes do suprimento inadequado das necessidades energéticas do organismo: de um lado a desnutrição (suprimento inferior às necessidades), do outro a obesidade (suprimento superior às necessidades). É inegável que desnutrição e obesidade determinam sérias conseqüências para a saúde dos indivíduos e também grave problema para a Saúde Pública.
A desnutrição implica em crescimento e desenvolvimento deficientes, maior vulnerabilidade a doenças infecciosas, comprometimento de funções reprodutivas e redução da capacidade de trabalho. A obesidade, por sua vez, está relacionada a várias doenças, entre as quais merecem destaque as patologias cardiovasculares (e seus fatores de risco hipertensão e hiperlipidemias), diabetes mellitus e certos tipos de câncer. Tanto a desnutrição como a obesidade representam agravos relevantes para a saúde dos indivíduos.

E como profissionais do futuro, acreditamos que a maior ou menor relevância epidemiológica destes distúrbios em uma determinada sociedade, depende claro de várias abordagens, mas principalmente da prevenção e controle tanto da própria doença, como também de doenças associadas.

Educação nutricional, qualidade no que é ingerido e mecanismos bioquímico-endócrino-metabólicos funcionando adequadamente são as palavras de ordem para entender o fenômeno da obesidade. É nesse contexto que objetivamos contribuir ao longo do blog e ao longo de nossas vidas enquanto alunos da ciência Nutrição e futuros profissionais da Saúde.
Aqui fica os nossos agradecimentos à disciplina de BioBio, ao professor e monitores que a ministrou, pelo desafio que nos foi proposto. Afinal, isso não serviu apenas como forma de obtenção de nota, mas como estímulo para despertar o fantástico mundo da Bioquímica!

Postado por Andréia Rocha

Referência Bibliográfica:

MONDINI, Lenis; MONTEIRO, Carlos Augusto. Relevância epidemiológica da desnutrição e da obesidade em distintas classes sociais: métodos de estudo e aplicação à população brasileira. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v1n1/04.pdf. Acesso em 25 de agosto de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário