IMC-ONLINE

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dieta e exercícios

A mudança de hábitos alimentares associada à prática de atividade física, constitui a primeira forma de tratamento, recomendado, para a diminuição da obesidade. Em geral,dietas hipocalóricas, cujas maiores fontes energéticas são os carboidratos, e pobres em lipídeos, são as mais indicadas para este fim, pois reduzem a ocorrência de doenças cardiovasculares associadas e promovem a maior perda de gordura corporal. Pois, o aumento na ingestão de carboidratos e proteínas estimula a sua oxidação, o que não ocorre com os lipídeos que são estocados, em alta quantidade, como reservas de gordura no organismo.

A quantidade adequada de fibras alimentares na dieta, também influem positivamente na redução da obesidade. Dentre as funções deste nutriente estão: reduzir a ingestão energética, aumentar o tempo de esvaziamento gástrico, diminuir a secreção de insulina, aumentar a sensação de saciedade, reduzir a digestibilidade e aumento da excreção fecal de energia.

A prática de exercícios induz o aumento da oxidação de gorduras, que promove a perda gradual e ajuda a manter o peso perdido com a dieta hipocalórica. Também eleva a TMB(Taxa Metabólica Basal), que sofre queda devido a restrição energética da dieta e minimiza a perda de massa magra.
Postado por Tayne Mirela
Bibliografia:
Revista de Nutrição
Rev. Nutr. vol.19 no.3 Campinas May/June 2006. Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário