IMC-ONLINE

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Polipeptídio Y (PYY)

O polipeptídio Y (PYY) é liberado primariamente na parte distal do trato receptor YZ no hipotálamo. Este receptor inibe a liberação do neuropeptídeo Y que é o mais potente estimulador do apetite no sistema nervoso central. Este peptídeo é expresso pelas células da mucosa intestinal, e sugere-se que a regulação é neural já que seus níveis plasmáticos aumentam quase que imediatamente após a ingestão alimentar.

O PYY, como inibidor do apetite, age no controle alimentar em curto prazo, assim como a CCK que também é um inibidor e a grelina que é um estimulador. Colecistoquinina, grelina e o peptídeo YY ou PYY fazem parte de um sistema de mediadores encarregados de regular o peso corpóreo no dia-a-dia.
Estudos revelam que obesos apresentam menor elevação dos níveis de PYY pós-prandial, especialmente em refeições noturnas, levando a uma ingestão calórica maior.


Postado por Andréia Rocha Dias

Referência Bibliográfica:
MELO, Joyce Mares. et al. Alterações hormonais após cirurgia bariátrica. Disponível em:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br//diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/2010/Biologia/artigos/alteracoes_hormonais.pdf. Acesso em: 02 de agosto de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário