IMC-ONLINE

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Colecistocinina (CKK)

A colecistocinina (CCK) é um neuropeptídio formado por 33 aminoácidos, secretado no trato gastrointestinal.


É secretado pelas células endócrinas da mucosa do duodeno e jejuno em reação ao conteúdo de proteína e gordura na dieta, na qual tem efeito nos receptores do nervo vago, como resposta da ingestão alimentar contribuindo para a sensação de saciedade pós-prandial.

Além das funções citadas, duas outras são de grande relevância:
1) Estimula a vesícula biliar a contrair para liberar a bile e estimular o pâncreas para liberar o suco pancreático, para dentro do intestino.
2) Ao mesmo tempo a CCK provoca fechamento do piloro (evitando assim, o retorno do conteúdo intestinal para o estômago) e reduz o esvaziamento gástrico para garantir uma melhor emulsificação dos alimentos no intestino.

Uma efeito muito estudado atualmente, é sua capacidade de ação no hipotalamo, induzindo à redução do neuropeptídeo Y, levando à saciedade. Para isso, ela necessita ser estimulada, e isso acontece na presença de aminoácidos e peptídios bem como na presença de lipídeos (ácidos graxos, colesterol, ômega - 3/6, vitaminas lipossolúvis A,D, E e K, fosfolipidios, etc), já que sua função é estimular a chegada da bile.

Os carboidratos, portanto, não estimulam a liberação de CCK.


Postado por Andréia Rocha Dias

Referência Bibliográfica:
MELO, Joyce Mares. et al. Alterações hormonais após cirurgia bariátrica. Disponível em:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br//diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/

artigos_teses/2010/Biologia/artigos/alteracoes_hormonais.pdf. Acesso em: 02 de agosto de 2010.

7 comentários:

  1. mtoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooograndeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  2. aff serio anonimo

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a explicação da fisiologia da colecistocinina,agregou aos meus conhecimentos,pois acreditava que ela estava relacionada somente à contração biliar.Agora entendo a relação que ela possui com mecanismo de esvaziamento gastroenteral e diminuição da mobilidade gástrica.Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Deram um show de explicação.
    Olhem meu blog depois em...
    http://www.alexandretavaresnutri.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu não entendi o por que do colesterol entrou em cena como gordura sendo ele um lipídeo!? Até onde sei toda gordura eh um lipideo mas nem todo lipideo eh uma gordura, neh isso!? Pois ele eh um lipideo esteróide, que parte da produção do acetil-co, ou seja vem da cascata que procede o COEZIMA Q10 sendo assim produzido pelos carboidratos, segundo o Dr. Lair Ribeiro. Explica aí.

    ResponderExcluir