IMC-ONLINE

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cirurgia bariátrica

São cirurgias feitas em obesos que tenham IMC acima de 40 ou entre 35 e 40 quando têm doenças associadas, como hipertensão e diabetes. São realizadas quando os outros tratamentos não deram resultados.
É classificada em três tipos: as disabssortivas – que diminuem a área de absorção dos alimentos; as restritivas – que dificultam a entrada do alimento e as mistas.

Um tipo de restritiva é a banda gástrica ajustável, em que um dispositivo ajustável é colocado ao redor do estômago, fazendo com que o alimento ingerido fique inicialmente parado no estômago, propiciando a sensação de saciedade. Há cerca de 20% de perda de peso. Os efeitos colaterais apresentados são freqüentes vômitos, e esofagite de refluxo causado pelo refluxo de ácidos do estômago para o esôfago.

Um exemplo de diabssortiva é a cirurgia de Scopinaro, que restringem menos o estômago, permitindo que o paciente consuma um volume maior de alimentos, mas isola mais o intestino, o que dificulta muito a absorção de nutrientes, podendo levar a um estado de desnutrição. O paciente perde cerca de 50% do peso.

E por último, um exemplo de cirurgia mista, que é a mais utilizada: a cirurgia de Fobi-Capella ou do bypass gástrico. Nela o estômago do paciente é reduzido para 20 ml assim impedindo-o de comer rápido e consequentemente ingerindo menos alimento. O intestino delgado também é modificado. A sua primeira parte -duodeno e jejuno proximal- é retirada, pois é ai que o alimento tem sua maior absorção. Com o caminho diminuído, o alimento logo chega ao íleo terminal que produzirá um hormônio que será levado pelo sangue até o hipotálamo transmitindo a sensação de saciedade. Dessa forma o alimento não será a principal forma de prazer, pois o paciente não sentirá fome reduzindo a quantidade de alimento ingerido. O paciente não tem muitos efeitos colaterais como diarréia e vômitos.

A título de curiosidade, existem vários vídeos mostrando cirurgias. Dá uma olhadinha lá:
http://www.youtube.com/watch?v=L3Y3I4LHiDQ

Postado por Dryelle Oliveira
Bibliografia:
Fandiño Julia, Benchimol Alexander K., Coutinho Walmir F., Appolinário José C.. Cirurgia bariátrica: aspectos clínico-cirúrgicos e psiquiátricos. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [serial on the Internet]. 2004 Apr [cited 2010 Aug 25] ; 26(1): 47-51. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082004000100007&lng=en. doi: 10.1590/S0101-81082004000100007.

Um comentário:

  1. Temos suplementos nutricionais específicos para quem fez cirurgia bariátrica! Produtos com resultados comprovados. Visite nosso site: www.shopesaude.com.br

    ResponderExcluir