IMC-ONLINE

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Introdução

É fato conhecido que uma nutrição equilibrada e a prática regular de atividade física são fatores fundamentais para se ter uma boa qualidade de vida e combater a obesidade, a qual é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal em um nível que compromete a saúde dos indivíduos, acarretando prejuízos tais como alterações metabólicas, dificuldades respiratórias e do aparelho locomotor. Além de se constituir como fator de risco para enfermidades tais como dislipidemias, doenças cardiovasculares, diabetes melittus tipo II e alguns tipos de câncer.
A etiologia (causa) da obesidade é bastante complexa, apresentando um caráter multifatorial. Envolve, portanto, uma gama de fatores, incluindo os históricos, ecológicos, políticos, socioeconômicos, psicossociais, biológicos e culturais. Ainda assim, nota-se que, em geral, os fatores mais estudados da obesidade são os biológicos relacionados ao estilo de vida, especialmente no que diz respeito ao binômio dieta e atividade física. Tais investigações se concentram nas questões relacionadas ao maior aporte energético da dieta (rica em carboidratos e lipídeos) e na redução da prática da atividade física com a incorporação do sedentarismo, configurando o denominado estilo de vida ocidental contemporâneo.
Este blog objetiva levar a você, caro leitor, as informações mais recentes e precisas dos vários aspectos relacionados à obesidade: seus determinantes, epidemiologia atual, prevenção, tratamento, doenças relacionadas, entres outros aspectos.
Boa Leitura!

Andréia Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário