IMC-ONLINE

sábado, 17 de julho de 2010

IMC
O IMC consiste na divisão do peso corporal, em kg, pela altura2,em metros. Os resultados obtidos através deste método permitem avaliar se o indivíduo apresenta estado nutricional normal, abaixo do normal ou se está obeso. Neste último caso, o IMC , classifica em que grau de obesidade o indivíduo está , graus I, II ou III(obesidade mórbida).



Obesidade Grau I , caracteriza-se por IMC entre 30 e 35 kg/m2 , apresenta risco moderado à saúde e as doenças comumente associadas são diabetes tipo II(resistência à insulina), hipertensão arterial e hipercolesterolemia.
A Obesidade grau II é determinada por IMC entre 35 e 40 kg/m2 , e influencia o aparecimento ou o agravo das doenças já citadas e doenças osteoarticulares diversas.
A obesidade mórbida(grau III) é a mais grave, o IMC situa-se acima de 40, indicando um risco bem maior de doenças mais graves como as cardiovasculares, AVCs, entre outras.

Diferenças na deposição de gordura no corpo



Em relação à deposição de gordura , a obesidade pode ser classificada em:
• Obesidade Andróide(forma de “maça”), na qual a deposição da gordura visceral ou central é predominante, principalmente na região abdominal, sendo mais propícia a agravar doenças metabólicas(diabetes mellitus) e cardiovasculares. Quando a oferta de alimentos é aumentada, a quantidade de gordura depositada na região central do corpo se expande. Desta forma, a liberação de ácidos graxos no sangue aumenta, devido a incapacidade de determinadas células, como os hepatócitos do fígado, de absorver a alta demanda destes lípides. Assim, a insulina torna-se mais necessária para o transporte de glicose para as células, que concorre com os ácidos graxos. Esta necessidade de mais insulina para o transporte de quantidades normais de glicose, caracteriza a resistência à insulina, alteração metabólica associada à diabetes mellitus.

• Obesidade Ginecóide , na qual a deposição de gordura subcutânea ou periférica se apresenta em maior quantidade,predominantemente na região do quadril, dando ao indivíduo o formato de “pêra” . Esta, determina menor risco metabólico.

• Obesidade Difusa ou Generalizada, na qual há deposição exagerada de gordura em todas as regiões.



Fontes:

• http://cme.medscape.com/viewarticle/723972?src=emailthis

• Marzzoco, Anita. Bioquímica Básica

• Carderno de Atenção Básica – Obesidade

• http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032000000700006


Tayne Mirela

Nenhum comentário:

Postar um comentário